quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Telefones e Contatos

Telefone fixo em breve!

domingo, 31 de agosto de 2008

Arquitetura Hospitalar - O Universo da Cura

Não há nada mais complicado do que lidar com uma doença, mesmo a mais simples, como uma gripe, até as mais complexas, que exigem uma busca por clínicas avançadas de tratamento. Quando nosso corpo esta doente e se faz necessário uma visita ao "Doutor”, um dos aspectos que fazem à maioria das pessoas evitarem este encontro é que o hospital ou o complexo hospitalar têm, em sua maioria, edifícios demasiadamente sóbrios e/ou antigos.
Quando pensamos em hospital, a primeira associação que fazemos é aquele ambiente excessivamente branco e limpo onde devemos passar o menor tempo possível, ou então nos deparamos com lugares que não oferecem a menor estrutura para que sejam chamados de lugar para a saúde: antigos e sem credibilidade pelo aspecto que apresentam.
A arquitetura vem ao longo do tempo tentando quebrar este paradigma do hospital. É possível sim, projetar espaços aonde temos a certeza,
de olhar o prédio pelo lado de fora, que é neste lugar que nosso corpo será curado e teremos a chance de recuperarmos nosso bem estar. É função da arquitetura fazer com que a nossa estadia em um hospital seja reconfortante e segura. O edifício projetado com eficiência e dinamismo, pode evitar insegurança e incerteza por parte do paciente, principalmente com relação ao tratamento que será realizado.
Normas de segurança e vigilância sanitária devem ser seguidas à risca, o que não impede que técnicas construtivas, utilização de materiais alternativos e inovadores, possam fazer com que o prédio hospitalar se torne atrativo e ao mesmo tempo transparecer confiança ao paciente que o procura, e busca exatamente estas qualidades.