quinta-feira, 26 de novembro de 2009


4.Quem é quem ?


Arquiteto: Faz o projeto, aprova a planta na prefeitura e, junto com o engenheiro, acompanha a obra para verificar se ela esta sendo executada conforme o estipulado.
Engenheiro: Propicia condições para a execução de projetos hidráulico, elétricos e arquitetônico. Acompanha o andamento da obra e orienta o mestre-de-obras sobre questões técnicas e de acabamento.
Mestre-de-obras: É o intermediário entre o engenheiro e os funcionários. Participa do dia-a-dia da obra, supervisionando o serviço dos pedreiros e cumprindo as recomendações do engenheiro.
Pedreiro: Executa a obra desde a montagem dos canteiros até os acabamentos. Por isso existem, profissionais distintos para o serviço de alvenaria, revestimento e de acabamento.
Encanador: Faz toda a execução do projeto hidráulico, instalando os canos para a ligação de àgua e esgoto e deixa os pontos para colocação de peças sanitárias, pias ou torneiras.
Eletricista: Executa o projeto elétrico para construção, coloca os canduítes, passa a fiação e deixa os pontos para as tomadas e interruptores
Serventes: Auxilia pedreiros, eletricistas e encanadores. Não faz a tarefa sozinho, não resolve problemas
Marceneiro: Sua função varia de acordo com a obra_coloca portas, janelas, assoalhos e pode fazer armários.
Azulejista: Coloca os pisos.
Ceramista: Assenta o piso cerâmico.
Serralheiro: Faz os portões ,grades e esquadrias metálicas.
Gesseiro: Executa os trabalhos com gesso-sancas, rodatetos e forros rebaixados.
Pintor: Emassa e pinta as paredes.
Marmoristas: Assenta e dá acabamento ao mármore.

5.Etapas da construção

De forma geral, a primeira etapa da obra é a sondagem do solo, que é analisado para definir o tipo de construção a ser realizado. Apartir daí são elaborados os projetos arquitetônicos, hidráulicos e elétricos do imóvel e aprovação na prefeitura. A seguir vêm a terraplanagem (escavação, corte ou aterro ) e a limpeza do terreno. Depois é feito o pedido de ligação de água e luz nas companhias de energia e abastecimento, são realizadas as fundação (distribuição de alicerces pelo terreno ) e a estrutura (construção de vigas ). Os próximos passos são a alvenaria e a execução dos projetos hidráulico e elétrico. Na sequência são colocados as esquadrias (portas e janelas , a cobertura (laje e/ ou telhado ) e o revestimento. Por último são os acabamentos, como a colocação de sanitárias ,pias e torneiras, pintura, azulejos, pisos, etc..

6.Como fazer as compras

Segundo Rubens Nogueira Filho, diretor do Sindicon-SP, para quem se aventurar a tocar uma obra, o melhor administrador é o proprietário. Os arquitetos José Eduardo Ponti e Eide Carla Alves, da Vila Arquitetura, dão uma boa dica: abra uma conta numa loja de material para construção perto de sua casa e apresente o seu mestre de obras. Caso falte uma pequena quantidade de cimento, por exemplo, ele estará autorizado a retirar o material, evitando o transtorno de o dono ter que estar presente em compras pequenas. Mas no caso de grandes quantidades, acompanhe o funcionário durante o pedido. Para se precaver dos prejuízos, confira o material na entrega e, se estiver faltando ou sobrando material, não aceite e nem assine nada. Mande a mercadoria de volta, explicando, por escrito, o motivo da devolução.

7.Acabamentos

Os acabamentos são um capítulo à parte, já que são considerados a etapa mais cara da obra. A compra deve ser feita com cuidado. O ideal é tirar um dia para escolher os modelos. Depois verifique os preços nas lojas de materiais de construção para conseguir as melhores ofertas. Grandes empresas como Uemura, Center Castilho, Telha Norte, Conibra e Madeirense, por exemplo, contam com um serviço de atendimento ao cliente, oferecendo orçamento pelo telefone, geralmente eles passam valores de três a cinco itens por ligação. Além disso, financiam a compra de materiais por meios de financeiras como o Banco Panamericano ,que operam na própria loja, podendo ou não cobrar juros do cliente.
Uma outra opção de compra são os CD-Roms criados por algumas lojas de piso, azulejos, louças sanitárias e tintas ,que exibem desde o catálago de produtos até específicações técnicas. no caso da Eliane, Portobello, Suvinil e Deca os CDs podem ser consultados nos showrooms. Já a Coral distribui somente para os profissionais da área. Quem tem computador em casa pode consultar as home pages criadas por shopings de decoração, empresas de materiais de construção e até de fabricantes e distribuidores de azulejo para fazer sua escolha.


Como calcular o material

O próprio mestre-de-obras determina a quantidade de materiais necessárias para levantar sua casa. Mesmo assim o propietário pode calcular a área dos ambientes para conseguir uma previsão orçamentária, principalmente no momento do acabamento. Com posse dessas medidas as lojas calculam a quantidade de azulejos , papel de parede ou tinta que serão necessários para revestir as paredes ou o quanto será preciso de carpete, assoalho, sinteco e cerâmica no piso, por exemplo. Confira as equações baseada na planta exométrica de um ambiente. Sempre leve em consideração simples perdas que possam acontecer durante o transporte ou na obra e compre 10% a mais do que o estimado.
Para determinar a área das paredes ,basta calcular a metragem quadrada de todos os lados, descontando a porta ou janela;
Por exemplo :

A-medida horizontal parede x B-medida vertical parede (-) C-vertical janela x D-horizontal janela

Para calcular a metragem quadrada do piso, basta multiplicar a medida de duas laterais,para obter área total do piso ou de parede lisa.


Este texto foi escrito por Simone Quintas, publicado na Edição n 512 ano 44 /1997 da Revista Casa e Jardim;O item 1 no início da matéria foi alterado devido as informações não estarem atualizadas.Para ver o texto na integra acessar o site da revista para buscar esta edição.