quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mâos a obra

Construir uma casa é um processo demorado e exige muita paciência.Casa & Jardim traz dicas para as princípais etapas da obra ,que vão desde conseguir dinheiro até a escolha dos materiais.



1.Como Financiar


"(...) Se o dinheiro para construir sua casa estiver curto uma boa saída é pedir empréstimo a instituições financeiras, que contam com linhas de crédito destinadas à compra de material e para pagamento de mão de obra. Infelizmente nehum banco financia a obra integralmente. Alguns atendem construções que tenham efetuado apenas 50% dos trabalhos e outros só oferecem dinheiro para a parte de acabamentos. Mas lembre-se que são cobradas taxas de juros bem acima da inflação".


Temos hoje diversas instituições financeiras que emprestam dinheiro para comprar, reformar e construir ,uma das mais procuradas a Caixa Econômica Federal, por ter planos para diversas faixas de renda famíliar e ter juros mais baixos do mercado atual, para este tipo de financiamento.A princípio, seria bom em primeiro lugar consultar o gerente do seu banco para ver as condições de empréstimo dele além, de fazer cotação em outros antes de escolher um.Os prazos para pagamento são variáveis de acordo com a instituição,valor soliscitado,renda famíliar do cliente.Procure fazer um levantamento de todos os custos,com projeto de arquitetura ,hidraúlica ,elétrica ,mão de obra , material e apresente ao gerente demonstrando tudo que deseja fazer,dinheiro em mãos é partir para o próximo passo.



2."(...)-Como legalizar os documentos


Antes de iniciar a construção é necessário percorrer um verdadeiro calvário legal para regularizar a obra. Primeiro ,verifique no Cartório de Registro de Imóveis se o terreno foi aprovado pela prefeitura e se está livre de hipotéca e alienações. Contudo em dia ,é possível fazer a escritura no cartório. Com a ajuda de um engenheiro ou arquiteto ,providencie o alvará de construção. Para consegui-lo, é necessário reunir mais uma batelada de documentos. Em São Paulo-SP , por exemplo , é preciso o requerimento padrão para construir (expedido pela prefeitura ) , cópias do ùltimo IPTU, da escritura do terreno , do projeto, do memorial descritivo (descrição técnica da construção), além dos documentos dos profissionais contratados, registro no CREA,( Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia ) dos responsáveis pela obra e comprovante de pagamento das taxas. O pedido será analisado pelos arquitetos e engenheiros da Prefeitura que poderão fornecer ou negar o alvará.

Concedido o documento registre todos os empregados de acordo com as normas do Ministério do Trabalho. O mestre de obras deverá se responsabilizar pelo pagamento do INSS dos empregados e do ISS (Imposto sobre Serviços ). Nofinal da obra ele terá de emprestar os recibos originais para o proprietário obter a Certidão Negativa de Débito do INSS. Apartir daí, reúna toda a documentação e solicite o habite-se na Prefeitura ,que permite a averbação no Registro de Imóveis.


3.Como contratar a mão de obra

Para começar uma construção é imprescíndivel a contratação de mão-de-obra especializada para cada etapa. Existem algumas dicas, fornecidas por Rubens Nogueira Filho,diretor do Sindicato da Industria da Construção Cívil de Pequenas Estruturas(Sindicon SP) , que pode ajudar a conferir a idoneidade do funcionário. No caso de engenheiros e arquitetos peça para ver o acervo técnico ,emitido pelo CREA , onde consta o currículo do profissional. Em relação a outros funcionários , procure referências para verificar seus serviços anteriores.Há, ainda, a possibilidade de contratar empresas que oferecem trabalhadores . Neste caso , confira se não a queixas contra a firma no Procon( Fundaçao de Proteção e Defesa do Consumidor ) . Essas construtoras de pequeno e médio porte são especializadas em imóveis residênciais e , geralmente ficam responsáveis por todas as etapas da obra : projeto , contratação e fiscalização dos funcionários. A taxa cobrada pelas empresas varia de 10% a 20% do valor total do imóvel. Dependendo do contrato ,elas , inclusive ,responsábilizam-se pela segurança dos funcionários.

Caso contrário , Forneça capacete, botas, lugar para se trocar e proteção para serra circular. O alerta é do diretor do Sindicon.